Quais são os transtornos sexuais mais comuns?

sexualidade

Viver as relações eróticas de uma maneira saudável implica praticá-las com desejo, conhecendo-se. Valorizando-se, eligindo quem, como, quando e onde, dizendo o que você gostaria de fazer e o que você não gostaria de fazer, também tendo a informação suficiente para se proteger.

Em nossa sociedade, as condutas sexuais seguem sendo um tema Tabu. Por essa razão que ainda existem muitas dúvidas a respeito dos diferentes problemas e transtornos relacionados com o sexo. O que é um transtorno sexual? Qual a diferença entre uma disfunção sexual e um transtorno sexual ? Como posso tratar dos meus problemas sexuais?

Transtornos sexuais segundo a psicologia

A sexualidade constitui uma dimensão fundamental do homem que não pode ser visto apenas como uma conduta meramente instintiva. Na verdade, a sexualidade humana está definida por uma enorme quantidade de configurações. Ela é p resultado de várias condições integrantes de ordem biológico, psicológico, social, cultural e antropológico. A sexualidade é o lugar de todas as dificuldades, de todas as dúvidas, de todos os perigos e medos, do fracasso e da alegria.

Por sorte, a psicologia tentou recolher toda a informação possível relacionada com a conduta e as orientações sexuais. Desde a psicoanálise de Freud até a escala de orientação sexual de Kinsey, foram muitos os expertos que tentaram estudar a conduta humana no ato sexual.

Disfunções sexuais segundo o DSM (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)

As disfunções sexuais se caracterizam por uma pertubação do desejo, pelas mudanças psico morfológicas em alguma das fases do desenvolvimento sexual. Por essa razão produzindo na pessoa afetada um sentimento de mal-estar e de dificuldades interpessoais que elas geram.

Desse modo, pelo nome de disfunção sexual, estarão incluídos todas as aquelas disfunções sexuais que possuem alguma matriz fisiológica. Essas disfunções podem surgir em qualquer fase do processo de maturação sexual. Por essa razão são determinadas como disfunção aquelas condições psicossomáticas que impedem ou dificultam a pessoa acometida de desfrutar da sua própria sexualidade.

Psiquiatria dos transtornos sexuais

Pela visão dicotômica desses tipos de transtornos, sendo que uns possuem ou não uma disfunção sexual fisiológica. Isso é possível ser percebido por que a sexualidade e o prazer individual e interpessoal precisam ser ajustados a condição fisiológica do disturbo.

Dessa maneira é questionado a natureza de cada um dos tipos de transtornos sexuais em questão. Assim como a natureza e a origem deles, definem os seus tratamentos adequados, por exemplo, também se são de origem psicológica ou fisiológica.

Alguns dos transtornos sexuais mais comuns

Existem uma enorme gama de tipos de transtornos sexuais e alguns deles são considerados mais comuns de acordo com a sua incidência.

Em conclusão, muitos dos transtornos sexuais relatados são provenientes de distúrbios psicológicos, sociais e traumáticos, alguns dos mais comuns, são: o desejo sexual hipoativo que se resume pela diminuição ou ausência de fantasia e de desejos de atividade sexual de forma persistente ou recorrente. Aversão ao sexo, que pode ser uma extrema e persistente reijeição dos contatos sexuais de toda natureza. E por último, as parafilias que são condutas sexuais não normativas nas quais o paciente mostra absoluta dependência de objetos ou condutas para obter prazer.