A identidade de gênero é mais antiga do que poderíamos imaginar. De fato provavelmente sempre existiu nas complexas estruturas sociais das sociedades humanas. Contudo, não faz muito tempo que essas ideias começaram a fazer parte integral dos direitos do homem, promovendo a igualdade e a liberdade na hora de definir a identidade de gênero livremente.
Portanto entende-se como identidade de gênero a maneira como cada um expressa socialmente o seu gênero sexual. Desse modo, existem várias expressões da sexualidade que fogem da ideia binária de homem ou mulher. Assim, nesse artigo vamos chamar a atenção sobre a importância de entender os conceitos dessa ideia. Só assim será possível desenvolver uma sociedade realmente justa e igual para todas, independente da opção sexual de cada um.
Qual é a diferença entre identidade de gênero e expressão de gênero?
Dentro do contexto da sexualidade existe uma multitude de variações de como um indivíduo entende a sua própria imagem perante a sociedade. Mas você sabe qual é a diferença entre identidade de gênero e expressão de gênero?
Se entende como identidade de gênero a maneira como uma pessoa se sente em respeito a sua própria sexualidade. Logo, consiste na forma que o nosso cérebro encontra de interpretar a nós mesmo e que não é dependente apenas do sexo biológico. Já a expressão de gênero pode ser interpretada como a maneira que um indivíduo encontra para expressar a sua sexualidade na sociedade. Isso inclui a forma de se vestir e de se comportar.
O que significa a sigla LGBTI?
Nos dias de hoje são vários os países que permitem as pessoas transexuais e de diversos gêneros de expressarem a sua própria sexualidade livremente. Isso ocorre mediante de leis, decretos, procedimentos administrativos que protegem esse grupo social. Contudo, essa maneira de interpretar a sexualidade é bastante recente.
Por isso, a sigla LGBTI representa essa luta social do direito das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais. Esse movimento que sofreu significativas modificações ao longo dos anos, teve um papel fundamental nas conquistas de vários direitos.
Qual a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual?
De certo modo a identidade de gênero está intimamente relacionada com a orientação sexual de cada um. Entretanto os dois termos representam conceitos diferentes no que diz respeito a sexualidade.
Sendo assim, a orientação sexual se relaciona com a atração sexual de um indivíduo. Em outras palavras, está relacionada a atração sexual e romântica em relação a alguém. Ou seja, a orientação se conecta com o desejo sexual já a identidade de gênero com como uma pessoa identifica o seu gênero sexual. Em suma, a identidade de gênero faz parte daquilo que forma parte do gênero de um indivíduo e a orientação sexual pelo que aquele indivíduo se sente sexualmente atraído.